Geoplan Serviços

Producao de Gado de Corte e Confinamento


O confinamento é um tipo de sistema para criação de bovinos em que lotes de animais são colocados em piquetes ou currais para a terminação (última fase da engorda). Em uma estrutura de confinamento de gado de corte, são fornecidos água e alimentos, como ração e os suplementos, em cochos.
Essa prática ocorre no Brasil principalmente no período de secas, que é quando a pastagem apresenta baixa qualidade nutricional e o gado necessita de um reforço na alimentação.
O sistema de confinamento para criação de gado de corte tem como principais vantagens o aumento da eficiência produtiva, melhor aproveitamento do animal, flexibilidade na produção e uso mais eficiente dos recursos.

Grama Jiggs


A grama Jiggs é um tipo híbrido de Bermuda, recentemente introduzida no Brasil. Foi selecionada por um fazendeiro do leste do Texas, nos EUA em 1989 e desenvolvido na Texas A & M University. Adaptadas a solos argilosos pesados, suporta bem os períodos de estiagem e apresenta crescimento superior aos demais cultivares de grama bermuda durante esses períodos. É uma variedade que apresenta características interessantes para as condições climáticas brasileiras, com um alto potencial de adaptação. O feno da Grama Jiggs é o mais nutritivo para cavalos. Desenvolve proteína bruta e nutrientes mais digeríveis do que as outras Bermudas, além de alto teor de cálcio e fósforo.

Casa de vegetação


As casas de vegetação são um instrumento de proteção ambiental para produção de plantas, como hortaliças e flores. Por definição, casas-de-vegetação são estruturas construídas com diversos materiais, como madeira, concreto, ferro, alumínio, etc, cobertas com materiais transparentes que permitam a passagem da luz solar para crescimento e desenvolvimento das plantas. O uso destas estruturas pode ser de caráter parcial ou pleno, dependendo das características exploradas.

Um exemplo característico do uso parcial é a utilização de cobertura da estrutura para obter-se o efeito ‘guarda-chuva’, muito comum em regiões tropicais. Por outro lado, é possível explorar todo o potencial deste tipo de estrutura, construindo-se uma casa-de-vegetação completa, com todos os controles para a cobertura e para a proteção das plantas em relação a parâmetros meteorológicos adversos, como a precipitação pluviométrica, e com cortinas laterais para geração e aprisionamento do calor.

Tomate hidropônico - o sucesso do cultivo nesse sistema


No Brasil, o cultivo do tomate hidropônico ganha força a cada ano, pois no ambiente protegido o fruto resiste mais às intempéries e às diversas pragas e doenças. No entanto, o manejo adequado em sistema hidropônico promove o sucesso da cultura, gerando lucro certo ao produtor. O tomate é um fruto muito versátil, podendo ser consumido tanto in natura como na forma de produtos processados pela indústria, tornando-se, atualmente, uma das principais hortaliças consumidas no mundo.
Estudos vêm sendo realizados em relação ao cultivo protegido, ao sistema hidropônico e à produção de tomates com apenas um cacho, visando a melhores condições do cultivo do tomateiro, bem como ao aumento da produtividade e da qualidade dos tomates.

Cana-de-açúcar: Uma cultura de fácil condução


A cana-de-açúcar é uma fonte de alimento fresco para os animais com altas produtividades de matéria seca por área. É uma cultura que, se bem conduzida, exigirá reforma ou replantio após 5 a 6 anos de produção. No entanto, o canavial será produtivo comercialmente durante todo esse tempo com alta produtividade de energia e matéria seca se seguidas as recomendações de correção do solo, adubação, manejo de pragas e plantas daninhas.
Com canaviais bem conduzidos é possível obter uma produtividade de 120 a 150 t/ha embora existam variedades com potencial de produção acima de 200 t/ha em um só corte. Muitas vezes, as piores áreas da propriedade são destinadas ao plantio da cana-de-açúcar e não são seguidas as práticas recomendadas. Com isso, o canavial terá baixa produtividade, com pouca longevidade e a cultura será percebida como fonte de alimento com baixo teor nutritivo

Produção de Mudas Dendê


Um plantio corretamente conduzido inicia a produção ao final do terceiro ano após o plantio, com uma produção entre 6 a 8 toneladas de cacho por hectare, atingindo o pique máximo de produção no oitavo ano, podendo atingir 25 toneladas de cacho por hectare, produção que permanece nesse nível até o 17º ano, declinando ligeiramente até o final de sua vida útil produtiva, que ocorre por volta dos 25 anos. Dos frutos do dendezeiro, podem ser extraídos dois tipos de óleo: óleo de polpa, conhecido no Brasil como azeite de dendê, e óleo de palmiste. O rendimento em óleo representa 22% do peso dos cachos para o óleo de polpa e 2% para o óleo de palmiste.

Recuperação de áreas Dendê


O grande desafio que se coloca hoje para a região é como utilizar, sem destruir, o seu valioso patrimônio natural para beneficiá-la. Trata-se de conceber e implementar um modelo de desenvolvimento adequado às suas particularidades. Reconhece-se que ao lado dos esforços para impedir a destruição dos seus ecossistemas e da recuperação de áreas devastadas, é necessário inovar com formas e atividades produtivas capazes de gerar emprego e renda para as populações regionais
Em função das características da vegetação (mata virgem, mata raleada, área degradada, plantação velha de dendê ou cultivo anual), da disponibilidade de equipamentos e do sistema de exploração, o preparo da área pode ser manual (broca, derruba, queima, abertura de linhas e pontos de plantio), mecanizado (derruba, queima e enleiramento), ou misto.

Assessoria Técnica


Medição de Terras (Credenciamento CREA-PR e Certificado pelo INCRA)Medição de Terras (Credenciamento CREA-PR e Certificado pelo INCRA) Levantamentos Topográficos e Georreferenciamento ;Levantamentos Topográficos e Georreferenciamento ; CAR – Cadastro Ambiental Rural;CAR – Cadastro Ambiental Rural; Consultoria Florestal (Eucalyptus e Pinus)Consultoria Florestal (Eucalyptus e Pinus) Silvicultura e Colheita;Silvicultura e Colheita; Inventário Florestal;Inventário Florestal; Auditoria Interna “Certificação da Madeira” Padrão FSC”;Auditoria Interna “Certificação da Madeira” Padrão FSC”; Planejamento e Assessoria em Projetos TécnicosPlanejamento e Assessoria em Projetos Técnicos Elaboração e Acompanhamento Projetos Agropecuários e Florestais;Elaboração e Acompanhamento Projetos Agropecuários e Florestais; Projetos de Custeio e Investimento;Projetos de Custeio e Investimento; Gestão Ambiental e ProjetosGestão Ambiental e Projetos Licenças (LP, LI, LO);Licenças (LP, LI, LO); Entre outros

Sistema de Produção de Pínus


No Brasil, atualmente, a madeira de pínus representa 30% das plantações florestais destinadas à produção de papel e celulose, contribuindo com fibras longas, imprescindíveis à fabricação de papéis que exigem maior resistência ao rasgo e estouro, e melhor absorção de tinta. Além disso, o estabelecimento e o manejo de florestas plantadas de pínus vêm possibilitando o abastecimento de madeira que anteriormente era suprido com a exploração do pinheiro brasileiro.

Assim, a cultura do pínus estabeleceu-se como uma importante aliada dos ecossistemas florestais nativos, pois vem suprindo uma parcela cada vez maior da necessidade atual de madeira e contribuindo, assim, para a diminuição do corte de florestais naturais.

Assessoria Técnica


A madeira do Eucalipto possui grandes potencialidades sendo a mesma dura e fácil de trabalhar, além de possuir crescimento rápido. Uma árvore pode atingir até 50 metros de altura e 12 metros de diâmetro. Dentre os diversos produtos desta espécie tem-se a utilização para laminados, MDF, MDP, postes e mourões, óleos essenciais, extração de celulose bem como a utilização para bioenergia através de lenha e carvão. A produção do Eucalipto possui vantagens como, uma menor retenção de água, permitindo que a água chegue ao solo mais rapidamente além de reduzir a pressão de exploração sobre florestas nativas para fins madeireiros entre diversas outras.

Projeto de Biodigestor


Biodigestor, onde a biomassa sofre a digestão pelas bactérias anaeróbicas, gerando gás. Consiste em um recipiente fechado, construído de alvenaria, concreto ou outros materiais, onde é depositado o material a ser digerido. O processo de decomposição da matéria orgânica resulta na produção de biogás e biofertilizante. O modelo apresentado neste manual é inspirado no modelo indiano, mas adaptado aos materiais disponíveis em praticamente todas as lojas de material de construção das cidades do interior do país. Foi utilizado tecnologia empregada nas cisternas de placas..

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
WeCreativez WhatsApp Support
Diretor Técnico
Virgílio César
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Engenheiro Agrônomo
Rosalvo Lima
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Advogado
Dr. Francisco Carlos
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Gestor Ambiental
Eliezer de Oliveira
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Especialista em Biotecnologia
Fermino Gabriel Camargo
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Consultor de Negócios Agro
Elias de Jesus
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Advogado
Dr. Antonio Lemes
Acessível